*Mohamed Jamil Derbah
Hoje, 24 de setembro de 2024, a Guiné-Bissau celebra com orgulho o 51º aniversário de sua independência. Há cinquenta anos, sob a liderança do PAIGC e Amílcar Cabral, nosso povo quebrou as correntes do colonialismo português, iniciando uma nova etapa de liberdade, justiça e autodeterminação.
Este dia é uma ocasião especial para felicitar todos os guineenses. A independência não foi apenas um marco histórico, mas o resultado da luta, sacrifício e unidade de todo um povo que sonhava com um futuro melhor. Hoje, ao celebrar este meio século de liberdade, renovamos nosso compromisso de continuar construindo uma Guiné-Bissau mais próspera, justa e em paz.


Nossa nação também se caracteriza por sua vocação de construir pontes com o mundo. A Guiné-Bissau continua fortalecendo seus vínculos com a África, Europa e outras regiões, buscando sempre a cooperação internacional como chave para o desenvolvimento. Nesse sentido, é motivo de orgulho ressaltar a recente participação de nossa ministra da Justiça e Direitos Humanos, Maria Do Céu Silva Monteiro, na II Conferência de Justiça de países de língua espanhola e portuguesa, em Tenerife. Este encontro reafirma nosso compromisso com os direitos humanos e a justiça, valores essenciais para nossa nação.
Hoje celebramos não apenas nossa independência, mas também nosso papel na construção de uma África mais próspera e humanitária. Juntos, olhando para o futuro, podemos alcançar grandes conquistas para nossa nação e nosso continente.
*Mohamed Jamil Derbah
Conselheiro Especial do Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau


